Rede de área alargada (WAN)
A rede de área alargada ("Wide Area Network") tem uma grande expansão,podendo alcançar até vários continentes.São constituidas por várias redes interligadas,como LAN’s e MAN’s,um dos exemplos mais comuns é a “internet”.
As tecnologias utilizadas para a transmissão de dados são diversas,mas para que essa troca de informações seja feita,é preciso um elo comum acima dessa tecnologia,chamado de protocolo de rede.
Rede local (LAN)
Uma "Local Area Network" se caracteriza na ocupação de uma área limitada,podem até limitar-se em alguns edificios,mas geralmente limitam-se à um andar do edificio,algumas salas ou apenas uma sala.
O valor mais comum atingido é de 100 Mbps,sendo a “ethernet” a rede mais divulgada.
Rede local sem fios(WLAN)
Atualmente a utilização de redes locais sem fio tem crescido,as WLAN’s ("Wireless Local Area Network"),são adequadas às situações em que a mobilidade é necessária,além de terem uma fácil instalação e uma grande flexibilidade.
Rede metropolitana (MAN)
Uma "Metropolitan Area Network" é simplesmente uma WAN com a sua expansão reduzida,assim,a área de abrangência corresponde no máximo à uma cidade.
Rede Pessoal (PAN)
A "Personal Area Network" não tem relação somente com a expansão reduzida,mas também com a utilização de conexão sem fio. Seu alcance se limita a apenas algumas dezenas de metros e seu valor maximo é de 1Mbps.
Rede local virtual (VLAN)
As redes locais virtuais "Virtual Local Area Network" tem sua definição sobre redes locais que estão equipadas com dispositivos capazes de suportar VLAN’s.
Rede "Ethernet"
As redes “ethernet” claramente dominam as redes locais,além de ter alguma importância nas redes metropolitanas.A taxa de transmissão mais divulgada é de 100 Mbps e seu comprimento maximo é de cerca de 210 metros,porém ainda existem taxas de apenas 10 Mbps.Nas redes metropolitanas as taxas usadas são de 1Gbps,mas funciona apenas na forma de comutação.
Rede Industrial
Nessa rede são utilizadas suas próprias técnicas,seu aspecto mais importante é a imunidade a interferência.São usadas geralmente para controle de automação.
Rede de armazenamento (SAN)
As redes de armazenamento ("Storage Area Network") são usadas para ligações de distancia muito curta,entre servidores e dispositivos de armazenamento de massa.
Rede de cobre
Essa definição dá-se à redes que utilizam fios de condução de eletricidade para transmissão de dados na forma de sinais elétricos . Atualmente,devido as perturbações eletromagnéticas eles vem sendo trocados por fios de fibra óptica.
Rede de fibra óptica
São redes que utilizam sinais luminosos para a transmissão de dados através das fibras condutoras de luz.Possuem uma capacidade muito maior de unidades de dados por unidade de tempo se comparada com a rede de cobre.
Além das redes que utilizam através da fibra a luz,podem-se também utilizar ligações com luz sem fio,é o caso dos infravermelhos,com o alcance reduzido,e as luzes de laser.
Rede privada virtual (VPN)
As redes privadas virtuais ("Virtual Private Network") utilizam uma rede publica,como a internet,para estabelecer uma ligação entre dois pontos,esses dados são codificados,sendo que assim somente os dois intervientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário