Wifi é uma tecnologia que cria redes de computadores sem fio (Wireless). Seu impacto varia de um computador para outro, entre algumas dezenas e várias centenas de metros, tornando-se uma tecnologia de primeira qualidade para a rede doméstica com acesso à Internet.
É também mais utilizado por diversos hardwares, computadores, organizadores pessoais (PDAs), consoles de jogos portáteis; até mesmo as impressoras utilizam Wi-Fi para simplificar a sua conexão.
Segurança
Este é um ponto muito importante, muitas vezes ignorado e, causa de muitos problemas. É fácil configurar uma rede, mas, não se esqueça de fechar a porta, mesmo se você estiver no seu apartamento.
Inúmeras possibilidades: WEP, WPA, MAC, etc.
O SSID ou "nome da rede identifica a rede, dá um nome para diferenciá-lo dos outros. Se você não difundí-lo, você será o único a conhecê-lo ; assim, fica mais difícil para alguém se conectar à sua rede.
São as duas possibilidades para criptografar os dados que circulam pela rede. O problema com o WiFi é que você não tem controle sobre que rede circulam os dados, ao contrário das redes cabeadas. Assim sendo, você não sabe quem está ouvindo. Criptografar dados ajuda a garantir a privacidade. Isto é feito com a ajuda do que chamamos de chave. Com esta chave você pode proteger o acesso à rede por que, se não a conhecemos , não podemos ler o entrelaçamento e/ou enviar o formato adequado.
É definida por padrão no LiveBox por exemplo mas, este tipo de criptografia consome mais recursos e é facilmente atacada (principalmente no Linux).
É mais eficiente e muito menos facilmente atacado. Para maior segurança, é aconselhável mudar os códigos cada mês.
A filtragem do endereço MAC em cada placa de rede tem uma identificação única: endereço MAC (para conhecê-lo no Windows (tirar as aspas): Iniciar> Executar> digitar cmd e, na janela de comando, ipconfig / all). O roteador wi-fi também possibilita a criação de uma lista de endereços MAC das placas de rede que autorizamos a conectar à nossa rede. É um filtro eficaz, mas que pode ser ignorado.
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): é um mecanismo que atribui automaticamente os valores necessários para se comunicar na rede (endereço IP, máscara de sub-rede, gateway, DNS). É prático, mas também o é para um hacker que não terá que adivinhar a configuração de sua sub-rede.
Uma vez que a rede estiver em funcionamento, defina um IP fixo (você deve escolher e manter o seu IP) ; isto facilitará o compartilhamento de arquivos e impressoras.
É importante notar que cada um dos pontos pode ser contornado de uma forma ou de outra. Na verdade, é a combinação de todos esses pontos que vai tornar a sua rede protegida. Não basear a segurança de sua rede em apenas um desses elementos.
O mínimo recomendável é a WEP e uma filtragem por endereço MAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário